As  academias virtuais disponibilizam programas de exercícios físicos que podem ser seguidos a qualquer hora e lugar. Segundo Ministério da Saúde, menos de 15% da população brasileira adulta pratica atividade física no tempo livre com a regularidade necessária: 30 minutos diários, cinco vezes por semana. Para aqueles que fazem parte dos 85% e reclamam sobre a falta de tempo para frequentar uma academia ou a falta de incentivo e/ou acompanhamento para praticar algum exercício, já existem sites de academias virtuais.

As academias virtuais surgiram para ajudar àquelas pessoas que, quer seja pela falta de tempo ou por não sentir-se motivado para treinar numa academia, possam alcançar suas metas de saúde e bem-estar no conforto de sua casa ou, priorizando a praticidade, no escritório, com pouco ou nenhum equipamento para começar.

As academias virtuais possuem procedimentos distintos entre elas, mas se baseiam praticamente em um questionário que visa a diagnosticar o estado de saúde e nível de condicionamento do praticante e vídeos muito bem produzidos demonstrando as rotinas de exercícios. Algumas oferecem, também, aulas ao vivo, formação do grupo entre outros incentivos.

Todas podem aderir a uma academia virtual, mas, como qualquer outro programa de exercício, é importante que o praticante (principalmente o sedentário) busque orientação médica antes de iniciar as práticas, já que a falta de observação e correção durante o exercício pode, além de comprometer a eficácia do treinamento, causar pequenas lesões.

A academia virtual tende a ser uma forma de popularizar a prática da atividade física e funciona bem nesse propósito, assim como funcionou ao longo dos anos 80 os clássicos vídeos da Jane Fonda que popularizou a ginástica aeróbica mundialmente. No entanto, independentemente de ser presencial ou virtual, não há como garantir resultados aos praticantes, pois o sucesso depende da regularidade e da disciplina de cada um. Mas, se o objetivo for qualidade de vida e o praticante dedicar-se a seguir as orientações dados pelo técnico virtual, seguramente haverá ganhos.

LAmoroso
www.lamoroso.com.br

4 Respostas to “Academia virtual: tendência ou alternativa?”

  1. Fábio Dantas disse:

    Olá Luis,

    Aqui é o Fábio Dantas, acompanho seu blog há algum tempo, e sempre me beneficio com suas dicas e os artigos postados, o texto sobre objeções e vendas e os 10 principais erros na administração de uma academia, estão me sendo muito úteis atualmente. Atualmente estou como gerente da academia For Life unidade São Bernardo, e sempre que possível gostaria de ver posts sobre modelos de gestão, estilos de gerentes e etc. Grande Abraço e sucesso.

  2. Luis Amoroso disse:

    Olá Fábio. Muito obrigado por acompanhar-me. Os temas sugeridos são bastante interessantes, farei uma pesquisa. Abraço. LAmoroso

  3. Rita Martins disse:

    Estava no Google justamente procurando uma academia virtual, acho que estou na quinta pagina, mas não encontrei nada! Encontrei esse texto seu, será que você podia indicar algumas academias virtuais? Hoje saiu uma matéria, em vários sites, que quem freqüenta uma academia virtual emagrece tanto quanto quem freqüenta uma academia real. Tenho filhos pequenos e e muito difícil sair de casa para ir a academia. Muito, muito obrigada. Rita Martins.

  4. Luis Amoroso disse:

    Olá Rita, entendo que os resultados estejam diretamente relacionados à sua motivação e comprometimento com o seu programa de atividade, quer seja por meio da assistência presencial ou virtual. Dentre as academias virtuais que pesquisei a que me pareceu melhor estruturada é a Wexer (http://wexer.com/). Sucesso! LAmoroso.

Escreva um comentário

(requerido)

(requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2010 Lamoroso Suffusion WordPress theme by Sayontan Sinha
Siga-nos

Receba nossos posts em seu e-mail

Assine você também: