Valuation
Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas” e consiste no processo de estimar o valor de uma empresa, determinando seu preço justo e o retorno do investimento.
É uma excelente solução para gestores que buscam analisar o valor do negócio para um eventual reposicionamento, aquisição ou venda. Esta dinâmica não se restringe a uma fórmula matemática pois é uma metodologia que envolve diversos fatores, tanto analíticos, quanto subjetivos, pois variam de acordo com o interesse de cada vendedor e comprador.
O valuation é uma ferramenta valiosa para a tomada de decisão e tem como premissas os ativos operacionais, a carteira de alunos, a marca, a expertise operacional e o potencial de crescimento, desenvolvida por meio da aplicação de técnicas modernas de finanças com base nos modelos consagrados no mercado.
Serão aplicados os seguintes métodos de avaliação:

Inventário ou valor liquidação
Baseado no levantamento do patrimônio da empresa a partir dos seus ativos contabilizados. Não considera o ponto e o fundo de comércio. Normalmente é utilizado apenas para empresas em dificuldades financeiras pois o valor encontrado tende a ser menor em relação aos demais métodos;
Carteira
Tem como base o número de alunos multiplicado por um coeficiente estabelecido com base no valor do ticket médio e da rotação. Quanto maior for o ticket médio e menor a rotação, mais tempo o aluno tenderá a permanecer e, ainda com maior margem. Este método é bastante utilizado em operações cujo principal objetivo é a aquisição da carteira de alunos e em especial quando o negócio não demanda muito investimento em ativo imobilizado;


Múltiplos
Cuja base é o EBTIDA, um indicador do desempenho dos ativos operacionais, com o qual avalia-se a capacidade de geração de recursos. O EBTIDA exclui os valores dos impostos, investimentos, gastos eventuais com pessoal [rescisões e ações trabalhistas], despesas não recorrentes [honorários advocatícios] e despesas bancárias [juros e amortizações]. Nas empresas optantes pelo regime SIMPLES com poucos ativos e sem endividamento o EBITDA é o próprio lucro líquido. É impactado pela localização, garantia dos recebíveis, qualidade dos equipamentos e acessórios, infraestrutura, além da qualidade dos serviços e da equipe. O valor do múltiplo é determinado com base no tipo de negócio, número de potenciais compradores e situação financeira da empresa;
Fluxo caixa descontado
O valor da empresa é determinado pela projeção do fluxo de caixa futuro e independe do investimento realizado. O fluxo é trazido a valor presente considerando o custo de oportunidade do dinheiro que reflete o risco do negócio. Quando o retorno do investimento realizado é maior do que o custo de oportunidade, o valor do negócio projetado será maior do que o valor investido pois a empresa gera valor e por isto vale mais do que o patrimônio líquido contábil. É a metodologia mais usada mundialmente, mesmo sendo a mais complexa.
